segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Peles mistas com tendência a oleosas na zona T

Este post é dedicado às meninas que têm pele mista a oleosa na zona T. Infelizmente é com a mudança de estação que as pequenas imperfeições tendem a surgir e é nesta altura que temos de ter todos os cuidados e mais alguns para evitar vermelhidões, comedões, feridas e, consequentemente, marcas definitivas. Ao contrário de muitas outras questões dermatológicas, o acne é, a meu ver, uma das questões que dispõe de poucas linhas de tratamento tópico verdadeiramente eficaz. E, com o passar da idade, torna-se complicado aliar produtos de prevenção das primeiras rugas, normalmente muito hidratantes, com produtos de tratamento para o acne, que tendem a secar a pele. Esta é a verdadeira e constante problemática relativamente ao acne tardio, Para aquelas mulheres que sofrem deste problema e que "desesperam" por uma pele perfeita, lisa de imperfeições, asseguro-vos que não estão sozinhas. É um problema que afecta cada vez mais mulheres e este nada tem que ver com falta de higiene ou fraca qualidade de produtos utilizados, muito pelo contrário. A lavagem excessiva e o uso de produtos bons, mas que não são os adequados ao nosso tipo de pele, pode até estar na origem do mesmo. O sol, venerado no Verão pelas suas qualidades dissimulativas (embora ilusórias), em demasia, leva também ao aparecimento de mais imperfeições. As questões hormonais são também cada vez mais constantes quando falamos nesta problemática. E são estes últimos os casos mais aborrecidos de tratar. Mas desengane-se quem pensa que uma mulher não se sente deveras incomodada com estas pequenas insignificâncias que surgem no nosso rosto. Por mais pequenas, imperceptíveis e disfarçáveis com maquilhagem, uma mulher sente-se sempre um pouco minimizada por elas, até mesmo pela impotência que se sente quando elas persistem em aparecer e reaparecer exactamente no mesmo sítio, quando se tem todos os cuidados e mais alguns. 
Ficam aqui alguns produtos que considero bons para quem sofre com o que não deixa de ser uma preocupação adicional nos cuidados de beleza de cada mulher que se preocupe em sentir-se bem com ela mesma, porque afinal, é só a este sentimento  que tudo se resume.

 
Linha Effaclar de La Roche-Posay (óptima no tratamento do acne, mas sem acção preventiva de rugas).
Produtos da Clinique (verdadeiramente oil-free, mas que mutas mulheres não apreciam), têm já a preocupação de cuidar das rugas e defender a pele das agressões diárias, com especificidades para cada pele, contudo, se quisermos tratar o problema do acne também, temos de juntar vários tipos de linhas, como a Linha Anti-Blemish, a usar de noite e como limpeza da pele, e o creme superdefense para pele mista a oleosa, de dia. A base anti-blemish fluida é maravilhosa e promete tratar as imperfeições, bem como o corrector da mesma linha, existindo em vários tons à escolha, sem ser demasiado pesada e sem ter aquela cobertura exagerada, que não deixa quase pele à vista ;)). Esta é uma opção muito boa para quem quiser experimentar.
Avène (à excepção das bases compactas que são uma verdadeira maravilha, os produtos são bastante agressivos para a pele, deixando-a muito seca).
Uriage: tenho ouvido falar muito bem destes produtos, embora ainda não os tenha experimentado (coisa rara, uma vez que já experimentei tanta coisa!!), fica contudo a faltar o cuidado preventivo.
Eucerin: uma nova gama que ainda não experimentei mas que promete revolucionar a problemática do acne.

Em termos de maquilhagem, não esquecer novamente a dica do oil-free. Há já bastantes produtos que demonstram esta preocupação, nomeadamente bases e pós bronzeadores, embora o melhor pó bronzeador do mundo (pelo menos para mim) seja o Terracota da Guerlain com os seus tons terra maravilhosos e intemporais. E é super hidratante, o que é óptimo!
Moral da história: deve ter-se preferência pelo uso de produtos oil-free, sem perfume e não comedogénicos, quer em termos de limpeza e hidratação da pele, quer no que diz respeito a maquilhagem. Tudo em prol duma pele perfeita! Mas mais importante de tudo, ser feliz!!!! Encontrar as qualidades e não nos basearmos nos defeitos que todas temos, esse sim é o melhor remédio para qualquer maleita.

Ficam então algumas imagens de produtos acima mencionados:


Linha Effaclar La Roche-Posay

Superdefense Clinique para peles com tendência a oleosas e com FPS 25, um bom creme de dia que respeita as peles com tendência acneica, embora não as trate.

Linha de limpeza e hidratação Anti-Blemish Solutions da Clinique: trata e hidrata.

Um corrector fantástico este da Clinique, que trata ao mesmo tempo que disfarça muito bem as imperfeições localizadas

Base Clinique Anti-Blemish Solutions que promete disfarçar e tratar a tez

Base Avéne Couvrance

Uriage Hyséac

Pó Bronzeador Terracotta Brunettes Guerlain, o melhor do mundo!!

Eucerin Dermo-Purifyer
 


Nota: estas considerações baseiam-se única e exclusivamente na experiência da autora do blog, não devendo o leitor esquecer que cada caso é um caso, e principalmente cada pele é uma pele.
                                                                   


1 comentário:

  1. A Uriage é mesmo muito boa. Utilizo alguns produtos, não especificamente para acne, mas já vi um caso de uma amiga que teve óptimos resultados com o sabonete, salvo o erro. Vale a pena experimentar ;)

    Já tentaste maquilhagem mineral? Pode ser uma boa opção...

    ResponderEliminar

demais FI_losofias